O Pix chegou! Seria o fim dos boletos?

caderno, livros e calculadora

Pix chega ao Brasil e pode dar fim ao uso de boletos

Você já ouviu falar do Pix? Disponível para uso desde o último dia 16 de novembro de 2020, este se trata do novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e tem como objetivo facilitar o processo de transações bancárias.

A nova forma de pagamentos traz métodos modernos de cobrança, por meio de uma aplicação que integra os sistemas de serviço e padronizam o recebimento de contas.

Em meio a tantas mudanças, o novo sistema tem provocado questionamentos sobre as regras para pagamentos de contas. Então, se você tem alguma dúvida a respeito do Pix, este post vai ajudá-lo.

O que muda com o Pix?

O Pix visa facilitar a vida de clientes bancários. Diferente das outras formas de pagamento já conhecidas, o Pix é um sistema gratuito e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Dessa forma, o Pix é a grande promessa do mercado para substituir Teds e DOCs.

Além de facilitar as transações bancárias, o Pix também ajudará na realização de compras e pagamento de contas. Isso porque, com o sistema, o cliente poderá fazer transferências e efetuar pagamentos de forma instantânea, com um prazo máximo de até dez segundos.

Pix Cobrança

Uma das principais novidades do novo sistema de pagamento é o Pix Cobrança, o qual lojistas, fornecedores e prestadores de serviços poderão emitir um QR Code para a realização de pagamentos imediatos ou com vencimento para datas posteriores, podendo ser usado tanto em lojas físicas, quanto em comércios eletrônicos.

Sendo assim, o Pix Cobrança veio para preencher a lacuna que faltava no sistema de pagamento instantâneos, de forma a substituir o uso de boletos.

Assim como ocorre na geração de boletos, os usuários do Pix Cobrança poderão incluir uma série de informações no documento eletrônico, como: juros e multas, em caso de pagamentos atrasados, data limite para pagamento e, até mesmo, descontos. Assim, em um futuro não tão distante, concessionárias de luz e água, por exemplo, também poderão usar esta modalidade para receber pagamentos de contas via Pix.

As transações realizadas pelo Pix Cobrança devem ser feitas por meio de QR Codes ou links gerados em seu próprio smartphone. Após gerar o QR Code, o pagamento é fácil é rápido, sendo necessário apenas que o cliente faça a leitura do código dentro do app do banco. Feito isso, a transação é recebida em tempo real.

Seria o fim dos boletos?

De acordo com o Banco Central, assim como o Pix pode extinguir as transferências feitas por TED e DOC, também pode contribuir para que este momento seja propicio para o fim dos boletos. Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento do sistema, efetuar um pagamento ou realizar uma transferência será muito mais rápido e prático com o Pix.

Como gerar um Qr Code para o Pix?

O primeiro e único gerador de QR Code Pix chegou para facilitar ainda mais as transações bancárias. Para gerar o QR Code Pix ,é rápido e fácil: basta preencher as informações solicitadas no formulário, como nome completo, Cidade e chave PIX e confirmar. Automaticamente será gerado o seu QR Code Pix e, a partir daí, você poderá utilizá-lo para receber pagamentos de forma instantânea.

Gostou da novidade? Então, utilize agora mesmo o gerador de Pix e aproveite!